Uma estratégia bastante comum utilizada pelos vírus e worms atualmente é utilizar-se do recurso de “auto run” do Windows para dispositos como pen drives e CD-ROM ou DVD-ROM.
Este recurso faz com que o Windows execute, automaticamente, um aplicativo localizado nestes periféricos, agilizando a vida do usuário que não precisaria, por exemplo, saber qual arquivo executável de um CD-ROM dispararia a instalação de um aplicativo no seu computador. A intenção é boa, mas agora o recurso está sendo usado pelos “criminosos virtuais” e temos que ter cuidado com o seu uso.
Se você deseja, no entanto, desativar este recurso nativo do Windows, algumas alterações no Registro são necessárias e, para isto, basta criar um arquivo do tipo texto (use o bloco de notas do Windows e não o Word) com a extensão .REG e copiar as 3 linhas abaixo exatamente como mostrado (selecione, copie e cole):
REGEDIT4
[HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsNTCurrentVersionIniFileMappingAutorun.inf]
@="@SYS:DoesNotExist"
Ao executar o arquivo criado, as linhas serão adicionadas ao Registro e na próxima vez que iniciar o Windows o recurso “Auto Run” já não estará mais funcionando e caberá a você, quando inserir um pen drive ou CD-ROM, utilizar o Windows Explorer para procurar e executar o arquivo necessário à execução de seu aplicativo.