Desabilitando o “Auto Run” de pen drives e unidades de CD/DVD para proteger-se contra vírus e worms

Technorati Marcas: ,,,

Uma estratégia bastante comum utilizada pelos vírus e worms atualmente é utilizar-se do recurso de “auto run” do Windows para dispositos como pen drives e CD-ROM ou DVD-ROM.

Este recurso faz com que o Windows execute, automaticamente, um aplicativo localizado nestes periféricos, agilizando a vida do usuário que não precisaria, por exemplo, saber qual arquivo executável de um CD-ROM dispararia a instalação de um aplicativo no seu computador.  A intenção é boa, mas agora o recurso está sendo usado pelos “criminosos virtuais” e temos que ter cuidado com o seu uso.

Se você deseja, no entanto, desativar este recurso nativo do Windows, algumas alterações no Registro são necessárias e, para isto, basta criar um arquivo do tipo texto (use o bloco de notas do Windows e não o Word) com a extensão .REG e copiar as 3 linhas abaixo exatamente como mostrado (selecione, copie e cole):

REGEDIT4
[HKEY_LOCAL_MACHINESOFTWAREMicrosoftWindowsNTCurrentVersionIniFileMappingAutorun.inf]
@="@SYS:DoesNotExist"

Ao executar o arquivo criado, as linhas serão adicionadas ao Registro e na próxima vez que iniciar o Windows o recurso “Auto Run” já não estará mais funcionando e caberá a você, quando inserir um pen drive ou CD-ROM, utilizar o Windows Explorer para procurar e executar o arquivo necessário à execução de seu aplicativo.

Lembre-se!!!! Somente usuários com conhecimentos suficientes e cientes das alterações que ocorrerão no funcionamento do Windows deverão seguir a dica e mesmo assim por sua conta e risco.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s