O eclipse solar de 2023

Os eclipses solares ocorrem quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham, total ou parcialmente. Dependendo desse alinhamento, os eclipses fornecem uma visão única e emocionante do Sol ou da Lua.

Um eclipse solar acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, projetando uma sombra na Terra que bloqueia total ou parcialmente a luz do Sol em algumas áreas. Isso só acontece ocasionalmente, porque a Lua não orbita exatamente no mesmo plano que o Sol e a Terra. O momento em que eles estão alinhados é conhecido como temporada de eclipses, que acontece duas vezes por ano.

Existem vários tipos de eclipses, a saber:

Eclipse Solar Anular

Um eclipse solar anular acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, mas quando está em ou perto de seu ponto mais distante da Terra. Como a Lua está mais distante da Terra, ela parece menor que o Sol e não cobre completamente o Sol. Como resultado, a Lua aparece como um disco escuro em cima de um disco maior e brilhante, criando o que parece ser um anel ao redor da Lua.

O eclipse solar anular de 2023 cruzou o Nordeste do Brasil.

Eclipse Solar Total

Um eclipse solar total acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando completamente a face do Sol. As pessoas localizadas no centro da sombra da Lua quando ela atingir a Terra experimentarão um eclipse total. O céu escurecerá, como se fosse amanhecer ou entardecer. Se o tempo permitir, as pessoas no caminho de um eclipse solar total podem ver a coroa do Sol, a atmosfera externa, que de outra forma é geralmente obscurecida pela face brilhante do Sol.
Um eclipse solar total é o único tipo de eclipse solar onde os espectadores podem remover momentaneamente seus óculos de eclipse (que não são os mesmos que óculos de sol comuns) pelo breve período em que a Lua está bloqueando completamente o Sol.

Eclipse Solar Parcial

Um eclipse solar parcial acontece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, mas o Sol, a Lua e a Terra não estão perfeitamente alinhados. Apenas uma parte do Sol parecerá estar coberta, dando-lhe uma forma crescente. Durante um eclipse solar total ou anular, pessoas fora da área coberta pela sombra interna da Lua veem um eclipse solar parcial.

Eclipse Solar Híbrido

Como a superfície da Terra é curva, às vezes um eclipse pode mudar entre anular e total à medida que a sombra da Lua se move pelo globo. Isso é chamado de eclipse solar híbrido.

Registros fotográficos da passagem do eclipse por Mossoró

Os registros a seguir foram feitos a partir da janela de meu home office. Utilizei uma câmera Sony DSC-RX100 com filtro Hoya CIR-PL de 49 mm nas imagens diretas do eclipse, com menor exposição possível. As imagens estão em ordem cronológica.

14:55 – Aspecto da cidade antes do início do eclipse. Imagem sem filtro.
15:51 – Comecinho do eclipse.
16:26 – Eclipse em andamento.
16:41 – A Lua quase cobrindo o Sol.
16:48 – O eclipse se aproxima do ápice.
16:55 – O ápice do eclipse: o anel de fogo.
16:55 – A cidade durante o ápice do eclipse. Imagem sem filtro.
17:06 – Final do eclipse, quando a Lua começou a nos apresentar um lindo pôr do sol. Imagem sem filtro.

Fonte de pesquisa: NASA.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.