Reativando meu modo leitura com o Kindle

Redescobri um velho amor: a leitura. Sempre fui ávido por conhecimento em todos os campos do saber, e meu repertório de leitura vai desde livros técnicos em ciência, matemática e computação até ficção, filosofia, história, astronomia, autoajuda, crescimento pessoal, administração e espiritualidade.

No entanto, há algum tempo, deixei o hábito da leitura em segundo plano, ocupando meu tempo com atividades menos gratificantes: trabalho em casa, excesso de streaming, redes sociais etc. Resolvi dar um basta nessas distrações em prol de mais tempo para a leitura, como um retorno às origens.

Na reativação do meu ‘modo leitura’, a ânsia por devorar livros há muito enfileirados foi grande. Com tantos livros na fila, surgiu a dúvida: comprar livros físicos ou optar pelas versões digitais (ebooks)? Sem espaço nas estantes e visando a mobilidade e disponibilidade de leitura em qualquer lugar, como em viagens, por exemplo, optei pelos ebooks.

Já era usuário do Kindle via aplicativo da Amazon em meus dispositivos tablet e celular. Porém, nessa retomada ao universo da leitura, resolvi adquirir um e-reader Kindle, da Amazon, por ser o mais indicado para a leitura de livros digitais, proporcionando maior conforto – principalmente à noite – e sem os inconvenientes de um celular ou tablet.

Minha experiência com o Kindle tem sido impressionante. Na primeira semana de uso, já havia lido um livro inteiro e atingi metade da leitura de um segundo livro.

O Kindle realmente leva o prazer de leitura de ebooks a outro patamar. Sem comparação com o celular ou tablet. Seu peso, tamanho e características próprias tentam deixá-lo o mais próximo possível de uma experiência de leitura de um livro impresso.

Impressiona-me bastante a qualidade de leitura ao ar livre, na luz do sol. Parece, realmente, uma folha de papel impressa. Uma característica que adoro é a indicação – opcional – de exibir o tempo restante para o término do capítulo que estamos lendo, permitindo gerenciar o tempo de leitura e decidir por iniciar ou não o próximo capítulo. Acho esse recurso fantástico!

Outras características interessantes são a iluminação regulável, que nos permite ler no escuro ou em locais com baixa iluminação; a possibilidade de ajustar o tamanho e tipo da fonte, além do espaçamento entre as linhas e largura das margens; e o modo noturno, que inverte a cor de fundo com a fonte (de fundo branco com letras pretas para fundo preto com letras brancas), excelente para leitura noturna.

A possibilidade de carregar praticamente toda a nossa biblioteca no dispositivo e levá-la para onde formos foi um fator decisivo pelo qual escolhi o Kindle.

Com apenas uma semana de uso, a vontade de ler todos os meus livros que estão na fila de espera é grande. Considerando o tempo de leitura que agora me permiti, em troca de velhos hábitos com outras mídias, prevejo a leitura de vários outros títulos nos próximos meses.

O Kindle realmente me recolocou na trilha da leitura, um hábito que havia deixado um pouco de lado ultimamente. Estou adorando a experiência e recomendo a você, caso também goste de ler bastante. Experimente e redescubra o prazer da leitura!

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.