Montando o Sistema Solar – 2ª Etapa (Fase 4): Ceres

Neste post mostrarei como está o meu sistema planetário após cruzarmos a órbita de Marte e chegarmos ao cinturão de asteroides.

Ceres – restos do que seria o quinto planeta?

Descoberto em 1801, com um tamanho reduzido e considerável distância da Terra, tornou-se uma incógnita até a década de 1990, quando os novos telescópios, muito mais potentes, permitiram que o antigo ponto de luz, semelhante a uma estrela, se convertesse em um disco com uma superfície enigmática.

extras_ceres
Figura 1 – Ceres: o maior corpo celeste do cinturão de asteroides.

Com uma distância média de 415 milhões de quilômetros do Sol (23 minutos luz), Ceres possui um diâmetro equatorial de 975 KM, um dia de 9 horas de duração e um ano que equivale a pouco mais de 12,5 anos terrestres.

Planeta ou asteroide?

Pouco depois de sua descoberta, astrônomos o consideraram um resto do predito (e hoje descartado) “quinto planeta”.  Inclusive quando foram descobertos outros asteroides brilhantes, como Pallas, Juno e Vesta, todos foram considerados planetas.  Entretanto, o número crescente de mundos localizados entre Marte e Júpiter levou William Herschel (o descobridor de Urano) a sugerir que se tratava de um novo tipo de objetos, que foram denominados de asteroides, termo grego que significa “similar a uma estrela”.

Não obstante, o recente descobrimento de Eris, um mundo gelado maior que Plutão, obrigou os astrônomos a reconsiderar suas definições e criar uma nova classe, a dos “planetas anões”, constituída por objetos grandes o bastante para terem forma esférica, mas pequenos demais para terem suas órbitas separadas de outros objetos.  Em consequência disso, Plutão, Eris e Ceres passariam a fazer parte desse tipo (apesar deste último continuar sendo um asteroide), e talvez Vesta no futuro, caso seja demonstrado que sua enorme cratera é a única razão que o impede de ser completamente esférico.

O material da quarta fase da 2ª etapa

Instruções, kits e ferramentas na mesa.  É hora de iniciar a montagem.  Sempre ao som de uma deliciosa seleção musical! Smiley piscando

montagem_fase4_etapa2_1_material
Figura 2 – Material para montagem de Ceres no planetário.

O conjunto já montado já possui um peso considerável, pois todo o material é bastante consistente, além do excepcional acabamento.  Coisa pra inglês ver!

Só a título de curiosidade: todo o material é importado de Londres, Inglaterra. Smiley nerd

montagem_fase4_etapa2_2_catracas
Figura 3 – Catracas para o correto movimento orbital de Ceres.

A retirada de todo o conjunto da base para inserção de um novo planeta exige bastante cuidado para não danificar o planetário.  O peso já é bastante considerado! Smiley pensativo

montagem_fase4_etapa2_3_aspecto_ate_marte
Figura 4 – Aspecto do planetário retirado da base para inserção do novo planeta.  Cuidado no manuseio.

Abaixo já podemos ver Ceres inserido no planetário, ocupando seu posto de maior objeto do cinturão de asteroides.

montagem_fase4_etapa2_4_aspecto_ceres
Figura 5 – Ceres inserido no planetário.

A seguir o aspecto geral do planetário após a inserção de Ceres, o primeiro planeta anão.

montagem_fase4_etapa2_4_aspecto_geral
Figura 6 – Aspecto geral do planetário após a inserção de Ceres (objeto mais à esquerda).

Concluída mais uma fase, o próximo passo será a inserção do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter.  Até lá.  Polegar para cima

Publicidade

2 comentários sobre “Montando o Sistema Solar – 2ª Etapa (Fase 4): Ceres

  1. Oi Carlos bom dia,
    eu tambem fiz esta coleção do sistema solar do planeta di agostini a uns 3 anos atras, e agora estou com problema de corrosão, eu queria uma ajuda tua se possivel conversarmos por e mail
    Att gabriel

    Curtir

    • Olá Gabriel.
      Infelizmente em algum momento isso era esperado. O meu, no entanto, ainda se mantém em bom estado e não chegou a um nível de corrosão. Uma vez ou outra eu limpo com um pano seco, só para tirar a poeira. Nunca usei produto químico para manutenção.
      Obrigado por acompanhar meu blog e um grande abraço!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.