Vamos seguindo com a montagem do planetário e desta vez chegamos ao sétimo planeta, o primeiro dos gigantes de gelo sistema solar.
Urano – turquesa e inclinado
Devido a sua enorme distância do Sol, Urano foi o primeiro planeta a ser descoberto com a ajuda de um telescópio. Seu brilho, portanto, está no limite do que pode ser observado a olho nu a partir da Terra.
Figura 1 – Urano, o planeta cor de turquesa
O traço mais chamativo de Urano é sua inclinação axial muito acentuada. Diferentemente de outros planetas, como Mercúrio ou Júpiter, que orbitam em torno do Sol quase erguidos, ou apenas inclinados 20º ou 30º, como a Terra e Marte, Urano tem uma inclinação de 98º, deixando o seu polo norte ligeiramente abaixo do plano de sua órbita, ou seja, enquanto os outros planetas giram como piões, Urano parece girar como um bola, tornando o seu ciclo estacional o mais estranho do sistema solar.
Urano tem uma massa, comparada a terrestre, maior em 14,5 vezes. Seu volume equivale a 63 planetas Terra, possuindo um período de rotação de pouco mais de 17 horas, enquanto que um ano em Urano equivale a 84,32 anos aqui na Terra.
O material da sétima fase da 2ª etapa
O material para a montagem do planeta Urano é basicamente o mesmo do planeta Saturno.
Figura 2 – O material para montagem.
A montagem das engrenagens dos últimos planetas é bastante semelhante e, por isso, já estou realizando sem mais precisar da orientação do guia de montagem.
Figura 3 – Montando as engrenagens.
Em detalhe, o planeta Urano e sua cor característica.
Figura 4 – O planeta Urano já inserido no planetário.
Com o planeta já inserido, resolvi fazer essa imagem com uma vista de cima do planetário, dando pra ver todos os planetas e imaginar suas órbitas, igualzinho como víamos nos antigos livros de geografia no colégio.
Figura 5 – O planetário visto de cima. Todos os planetas inseridos até o momento estão visíveis.
Consegue identificar cada um dos planetas? Se sim, deixa um comentário aqui no final do post!
Figura 6 – Aspecto atual do planetário com a inserção do planeta Urano.
Partindo agora para as últimas fases da etapa atual, o planetário já embeleza o meu home office com os vários tamanhos e cores dos planetas do nosso sistema solar.
Figura 7 – O planetário já compondo a decoração do meu home office.
Mais uma fase cumprida e já com o material da próxima fase, o planeta Netuno, agora é aguardar mais um tempinho para a montagem e apresentação no próximo post.