Ingenuity faz história: o primeiro voo em Marte

Mais um marco histórico da genialidade humana na exploração espacial. A NASA confirmou que realizou com sucesso o primeiro voo de um artefato humano em outro planeta nesta segunda-feira, 19/04/2021.

O voo do Ingenuity foi autônomo. Ele voou por sistemas de orientação, navegação e controle a bordo, executando algoritmos desenvolvidos pela equipe do JPL da NASA.

Sombra do Ingenuity projetada no solo marciano quando planava a 3 metros de altura.

Como os dados devem ser enviados e devolvidos do Planeta Vermelho ao longo de centenas de milhões de quilômetros usando satélites em órbita e a Rede de Espaço Profundo da NASA, o Ingenuity não pode ser pilotado com um joystick, e seu voo não foi observável da Terra em tempo real.

Primeiro voo em Marte com o Ingenuity.

Outro fato também histórico: Na semana passada, durante os testes iniciais, um problema no software fez com que o helicóptero não conseguisse atingir a rotação mínima de 2400 rpm necessária para realização do voo. Corrigido o problema no algoritmo aqui na Terra, foi realizado o primeiro upload de uma versão completa de controle de um artefato em outro planeta, a uma taxa de transmissão de 0,4 Mbps. Depois dos testes no final de semana, o Ingenuity conseguiu atingir os requisitos, ficando pronto para o voo inaugural que aconteceu hoje.

De parabéns a NASA por mais uma missão inédita com sucesso e que, com certeza, abrirá as portas para novas missões com fins específicos de realização de sobrevoos em Marte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.