A Hora da Terra acontecerá no próximo dia 28 de março. Participe!!!

2009 foi eleito o Ano Internacional da Astronomia: comemora-se, neste ano, os quatro séculos das primeiras observações telescópicas feitas por Galileu Galilei.

Uma grande celebração, em nível global, buscará o envolvimento do público em geral e, em especial, aos jovens e crianças, para o engajamento na ciência.

A astronomia é uma das ciências mais antigas e, através dela, deu surgimento a campos da Física e Matemática.

Inúmeras contribuições ao progresso da humanidade foram dadas pela Astronomia: forneceu as ferramentas conceituais para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares e na organização do tempo e espaço.

Desde criança que sou fascinado pela Astronomia e sempre me considerei um “astrônomo amador” – daí a minha formação em Ciências e Matemática.

Sempre buscando informações nos livros escassos na época – lembro-me dos cálculos que tive que efetuar, pela escassez de material de pesquisa na época, para localizar sozinho o cometa Halley em sua última passagem pela órbita da Terra –, hoje posso contar com a Internet para manter-me atualizado sobre o tema e também utilizar programas especiais que permitem “explorar virtualmente” o céu de qualquer localidade do planeta.

Logicamente, a exploração mais fascinante ainda é a óptica, ou seja, através da observação noturna do céu, numa noite sem interferências atmosféricas e longe das luzes da cidade. Equipamentos auxiliares como binóculos, lunetas ou telescópios engrandecem a experiência.

No próximo dia 28 de março ocorrerá o evento global “A Hora do Planeta” (Earth Hour). Organizado no Brasil pela ONG WWF Brasil, este é um evento simbólico para mostrar a preocupação da população e de entidades com as mudanças climáticas e o temido aquecimento global.

Portanto, caro leitor, no próximo dia 28 de março, sábado, entre 20h30 e 21h30, os participantes deste movimento devem apagar as luzes de sua residência/empresa e aproveitar o momento para observar o céu e refletir a respeito. Para participar efetue seu cadastro clicando aqui. Eu participarei.

Uma outra experiência interessante está sendo proposta pelo site Globe at Night para saber de que forma a poluição luminosa está afetando o céu, e você também pode participar!

Para isto, basta encontrar no céu a constelação de Órion entre os dias 16 e 28 de março no período das 19 às 22h, e informar quais são as estrelas desta constelação que são observadas (magnitude aparente). No site podem ser encontradas as instruções para a observação e até mesmo cartas e imagens que podem ajudar na observação e na classificação do céu.

Vale lembrar que nos anos anteriores do Globe at Night, o Brasil não teve uma participação efetiva do evento, ao contrário de outros países da América do Sul, como Argentina, Chile, Colômbia e Uruguai.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s