O Windows 7 está chegando, mas já convenceu

Semana passada tive a oportunidade de assistir a uma apresentação de pré-lançamento do novo Sistema Operacional da Microsoft, que substituirá, a partir de 22 de outubro próximo, o Windows Vista.  Trata-se do Windows 7.

A apresentação foi baseada no build (compilação) 7100 (já existem versões posteriores) da versão RC (Release Candidate).

Para quem não sabe, a versão RC é uma versão de distribuição gratuita, temporária, que já se encontra em estágio bastante avançado de desenvolvimento.  É distribuída para uso por pessoas que desejam testar o produto antes do lançamento comercial.  E foi isto que eu fiz.

Instalei o Windows 7 RC build 7100 em meu desktop de casa (AMD X2 4200, com 4 GB de RAM) em substituição ao Windows Vista Business que usava até então.  A versão que utilizei foi 64 bits, pois com 4 GB de RAM somente esta versão pode fazer uso pleno da memória.

A impressão foi a melhor possível.

O tempo de instalação foi muito bom.  Exatos 23 minutos, com poucas intervenções durante o processo.

Ao terminar o processo e reiniciar a máquina para o primeiro acesso, configurei mais alguns parâmetros, entre os quais o nome do usuário e senha de acesso e pronto. 

Surpreendeu-me positivamente a configuração da rede e acesso à Internet.  Apenas perguntou-me se a minha rede era residencial, corporativa ou pública.  Ao responder: residencial, toda configuração foi feita automaticamente em segundos e quando menos espero o Windows já estava usando minha conexão com a Internet e já baixando as atualizações disponíveis para o Windows.  Tudo de maneira transparente, sem qualquer problema.

Outro fator que destaco: o Windows 7 é mesmo mais “leve” o Windows Vista e o XP.  Com um gerenciamento de memória superior, tudo parece rodar mais rápido, dando-me a impressão, até o momento, que não precisarei mais efetuar um upgrade em minha máquina atual.

Você pode até pensar: “também… com 4 GB de RAM…”. Mas lembre-se: com esta mesma máquina eu já rodei o Windows XP Professional SP3 e Windows Vista Business e afirmo: o Windows 7 bate os dois em termos de performance.

O gerenciamento da memória é bastante superior.  Agora uma, duas ou dez janelas abertas ao mesmo tempo não vai aumentar exponencialmente o gasto da memória RAM, como ocorria com o XP e Vista.

Com o Windows 7 pude realmente compreender o comercial feito pela Microsoft que o Internet Explorer 8 é mais rápido.  Realmente é verdade.  No Windows 7 o Internet Explorer mostra, realmente, toda a sua capacidade.

As novidades que dão praticidade ao usuário são muitas: barra de tarefas com botões maiores e fixos, menos ícones na área do reloginho, novo atalho para exibição da área de trabalho (apenas ao passar do ponteiro do mouse), dimensionamento em meia tela das janelas ao arrastá-las para as laterais esquerda ou direita, maximização ao arrastá-la para borda superior, entre vários outros recursos que dão, realmente, uma melhor usabilidade e facilidade de uso ao usuário.

O Windows Media Player sofreu pequenos ajustes visuais e um grande aumento de desempenho na carga de arquivos de áudio.

A compatibilidade com dispositivos antigos foi bastante melhorada e o modo de compatibilidade retroativa permite-nos indicar como queremos que o aplicativo pense o Sistema Operacional: Windows XP e Windows Vista estão entre as opções.

Todos os aplicativos que são executados no Windows Vista e seus drivers deverão funcionar perfeitamente no Windows 7 e, quando não for possível o modo de compatibilidade poderá ser usado.

O UAC (Controle de Contas do Usuário) ficou menos invasivo sem perder a sua função: avisar e proteger o acesso a partes críticas do Sistema Operacional sem o conhecimento do usuário.

Em suma, o Sistema Operacional Windows 7 promete.  Este é apenas o build 7100, muito ainda será melhorado até o lançamento.

Uma coisa é certa: eu não volto mais para o Windows Vista ou Windows XP.  O Windows 7 já tem lugar garantido no meu desktop.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s