Vem aí o Windows 10 : Uma família de serviços numa única plataforma operacional

Num evento pra lá de aguardado pelos usuários dos produtos Windows e chamado de “The Next Chapter”, ocorrido em 21/01/2015 em sua sede em Redmond, nos Estados Unidos, a Microsoft anunciou as novidades de sua próxima plataforma operacional.

Update-free-580x321
Figura 1. Windows 10 será multiplataforma e gratuito para usuários desde o Windows 7 durante o primeiro ano.

Numa grande jogada da Microsoft, a empresa convergiu as funcionalidades de suas várias versões Windows – existentes até a versão 8.1 – numa única e multiplataforma, que rodará em seus diversos dispositivos, desde o Surface Hub – uma tela de alta definição de 50 polegadas – até o Windows Phone, o seu smartphone! Isto é um avanço sem precedentes na Microsoft. Uma estratégia bastante ousada e inteligente para consolidar e integrar um único nome – produto – à vida cotidiana das pessoas: Windows, independente de qual dispositivo o usuário esteja utilizando.

Atualização Gratuita

Numa grande jogada para migração rápida e passar a ideia de que o Windows é um serviço, e não um produto, a Microsoft anunciou: o Windows 10 será gratuito para atualização durante o primeiro ano para usuários com licenças do Windows a partir da versão 7.

A empresa promete, a partir do Windows 10, atualizações mais rápidas e um compromisso ainda maior com a privacidade dos usuários, algo que os usuários do Windows Phone 8.1 já vem percebendo de uns meses pra cá.

Entre as principais novidades podemos destacar:

Função Continuum

Útil em dispositivos dois-em-um, permitirá ao usuário alternar entre dois modos de operação diferentes: Modo PC e Modo Tablet, adequando à interface e funcionalidades a cada ambiente operacional. Show! Polegar para cima

Central de Ações

Passa a ser funcional, onde poderemos interagir com um aplicativo diretamente a partir das notificações emitidas, sem necessidade de abrir o aplicativo para pode trabalhar com ele.

Cortana

Chegará definitivamente ao PC, assim como já acontece no Windows Phone, realizando todas as tarefas nos desktops, além de executar ações em segundo plano a partir de comandos de voz numa linguagem muito próxima da humana.

Pesquisa Integrada

Além da busca na Internet, também realizará no próprio dispositivo e também no OneDrive.

Windows Phone

Será possível a customização do plano de fundo com fotos, além de funcionalidades como a listagem dos últimos aplicativos instalados sempre no top do menu de aplicativos. A Central de Ações ganhará novas opções de atalhos e em maior quantidade, além de permitir a interação com as notificações sem necessidade de abrir os aplicativos. Teremos a possibilidade de mover o teclado virtual, além de redimensioná-lo e como uma grande novidade a integração do aplicativo nativo de mensagens ao Skype e um novo Office para dispositivos móveis com diversas novidades para tornar seu uso mais prático.

Windows-Phone-10
Figura 2. Lumia 1520 utilizado para mostrar o Windows 10 rodando num smartphone.

Spartan

Um novo browser foi confirmado – apesar do nome Spartan ainda ser provisório – e com ele será possível salvar páginas para visualização off-line com integração a Cortana.

Novidades em Hardware

As novidades em termos de hardware foram: Surface Hub, que será uma tela de alta definição com 50 polegadas rodando Windows 10 e o HoloLens, os novos óculos de holografia da Microsoft, que permitirão aos usuários criar os mais diversos objetos em holografia e depois imprimi-los em 3D.

surface-hub
Figura 3. Surface Hub – uma tela de alta definição para apresentações com Windows 10.

HoloLens
Figura 4. HoloLens – os óculos para manipulação de imagens holográficas.

Novas Metas da Microsoft

E por último foram apresentadas as novas metas da Microsoft a partir de agora: o desejo de estar em todos os lugares com o Windows 10, atraindo as pessoas para o seu sistema operacional com o objetivo de fazer o consumidor “amar” o Windows diariamente.

Eu, particularmente, adorei as novidades. Smiley piscando

Como usuário dos produtos Windows – do sistema operacional no PC, notebook e celular ao OneDrive na nuvem e o Bing como ferramenta de busca, além do Office como produtividade e suas ferramentas de desenvolvimento de sistemas – não poderia estar mais contente com tantas novidades e uma disposição da Microsoft em oferecer cada vez melhores produtos, mais integrados entre si e numa velocidade mais condizente com os avanços tecnológicos que temos no nosso dia. 

Pela primeira vez sinto uma mudança na filosofia da empresa em querer estar mais próxima do usuário, em oferecer produtos com ainda mais qualidade e que realmente sejam úteis no dia a dia, fazendo com que – ao usarmos seus produtos integrados e produtivos – esqueçamos de vez a necessidade de uso de qualquer outra solução apresentada por seus concorrentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s