Um novo navegador para um Windows universal

Com o lançamento do Windows 10 previsto para o segundo semestre de 2015, a Microsoft apresentará seu novo navegador (codinome de projeto: Spartan) que já tem nome e logotipo oficiais definidos. Chamar-se-á Microsoft Edge e sua logo pode ser vista – e comparada com a logo do atual Internet Explorer – na figura 1. Na imagem, a logo da esquerda é a do atual navegador (Internet Explorer), enquanto a logo da direita é a do novo navegador (Microsoft Edge).

microsoft_edge
Figura 1. Logotipos dos navegadores Internet Explorer (à esquerda) e do novo navegador, o Microsoft Edge (à direita).

O Microsoft Edge será um navegador totalmente novo. Nada a ver com o Internet Explorer atual ou do passado. Terá uma interface mais enxuta, no padrão do Windows 10, além de uma performance bastante superior ao atual Internet Explorer e até mesmo dos principais navegadores concorrentes da Microsoft, o que lhe trará grandes chances de sucesso, uma vez que a “lentidão” do atual Internet Explorer em relação a concorrência é um dos principais motivos dos usuários terem optado por outras soluções, fazendo o Internet Explorer perder o posto de navegador mais utilizado.  Com o Edge a Microsoft espera reverter essa situação.

O novo navegador trará como novidade a capacidade de interagir com inking na tela, ou seja, escrita livre e direta no browser através de dispositivos touch, como os tablets Surface, por exemplo. O usuário poderá escrever, marcar, desenhar e rabiscar livremente na página e, se desejar, salvar as alterações como imagem e compartilhar por e-mail, salvar no OneDrive ou no OneNote.

Outra característica muito esperada pelos usuários da Microsoft é a capacidade de seu navegador utilizar “extensões”, como já fazem seus concorrentes Chrome e Firefox. A Microsoft, inclusive, já demonstrou em evento o Edge utilizando uma extensão feita originalmente para o navegador do Google sem qualquer problema. Polegar para cima

Outra grande aposta do novo produto é que o mesmo será totalmente integrado à assistente virtual da Microsoft, a Cortana. A assistente poderá ajudar o usuário a fazer pesquisas no navegador, exibir resultados rápidos e ensinar caminhos e direções automaticamente quando um endereço for pesquisado utilizando-se o Bing, o buscador da Microsoft. Isso deverá proporcionar uma incrível experiência de interação entre o usuário e seu dispositivo.

A Microsoft confirmou que o Edge será capaz de sincronizar senhas usadas anteriormente em sites, favoritos armazenados, guias abertas e histórico de páginas acessadas, ou seja, basta entrar com uma conta para nunca mais se preocupar em realizar o backup do browser quando for trocar de computador ou até mesmo formatar, bastando usar normalmente o navegador que os dados mais importantes estarão seguros na nuvem.

A funcionalidade será ainda melhor para quem possuir um smartphone ou tablet com Windows 10, criando um ecossistema entre os dispositivos para o acesso rápido de dados em qualquer plataforma.

Microsoft-Edge
Figura 2. Aspecto da nova interface do navegador Microsoft Edge. Repare no aspecto mais enxuto e agradável.

Apesar de todas as novidades e da expectativa para os usuários do ecossistema Windows – como é o meu caso –  os donos de aparelhos com Android e iOS não contarão com essas novidades, pelo menos por enquanto. É que a criadora do Windows atualmente não planeja levar seu aplicativo ao sistema operacional da Google ou da Apple, permitindo que apenas os usuários de seu próprio ambiente virtual desfrutem da novidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s