Microsoft Lumia 950 com Windows 10 Mobile: primeiras impressões

Neste artigo vou relatar minha análise inicial do novo smartphone top de linha da Microsoft, o Lumia 950, criado para ser o smartphone mais produtivo e que trabalha como um PC através do exclusivo Modo Continuum do Windows 10 Mobile.

Primeiramente a aquisição do produto no exterior me fez esperar – ansiosamente – por 30 dias. Essa foi a parte que eu não gostei. Pois é… Apesar do site da Microsoft Brasil anunciar que o produto chegará ao nosso país, até agora só temos um aviso de “em breve” e nada mais. Não teve outro jeito: tive que importar o produto! Ainda há dúvidas se este produto realmente será comercializado por aqui – espero que sim. Atualmente as condições econômicas de nosso país não estão nada favoráveis, infelizmente. Mas, com a Internet e os serviços de compras internacionais dá pra escapar.

Com o produto em mãos pude constatar sua qualidade, até então apenas “sentida” em fotos e vídeos pela Internet e opinião de terceiros. O que dizer do produto então?

lumia_950(4)
Figura 1 – Microsoft Lumia 950 usando Windows 10 Mobile.

Bom, se o Sistema Operacional Windows 10 Mobile já roda muito bem em aparelhos com 1 GB de RAM, imagina neste aparelho que possui 3 GB de RAM e 32 GB de espaço para armazenamento interno, sem contar na possibilidade de uso de cartão de memória de 200 GB. A fluidez do sistema é total, aliado ao seu poderoso processador de seis núcleos a 1800 MHz!

Seu display é um show a parte em qualidade gráfica – com absurdos 564 dpi – brilho e contraste de cor, o que permite uma perfeita visibilidade mesmo em ambiente de intensa luz solar, além de fácil limpeza e amplo ângulo de visão, possui a proteção Gorilla Glass 3. O melhor display que já vi até agora num smartphone! Possui tecnologia AMOLED, ClearBlack, com controle automático de brilho e tela capacitiva multiponto ultrassensível.

lumia_950(6)
Figura 2 – Aspecto geral do display do Microsoft Lumia 950 e interface do Windows 10 Mobile.

lumia_950(7)
Figura 3 – Aspecto da interface “Todos os aplicativos” do Windows 10 Mobile no Microsoft Lumia 950.

O acabamento do produto é muito bom, os botões laterais dão um charme a mais ao produto. A capa traseira, que pode ser facilmente trocada, também possui um aspecto visual muito bom, além de ótima pegada. O aparelho é bastante leve e fino para um aparelho com 5,2 polegadas de tela, pesando apenas 150 gramas. Gostei bastante da pegada e do peso do aparelho. Pra quem só viu o produto em fotos e vídeos eu afirmo: o produto é realmente top.

lumia_950(1)
Figura 4 – Aspecto dos botões laterais do Microsoft Lumia 950.

lumia_950(9)
Figura 5 – O Microsoft Lumia 950 possui uma tela de 5.2” e boa pegada.

O aparelho possui um sistema de reconhecimento de íris para identificação do usuário – o Windows Hello – que tenho usado bastante – até já me viciei, deixando de usar o teclado para a senha de acesso – e que tem funcionado melhor do que eu esperava, uma vez que uso óculos de grau e durante o “cadastro” da íris o sistema recomendou a retirada dos óculos – que logicamente não obedeci – mas mesmo assim o funciona satisfatoriamente, inclusive em ambiente sem luz! Quando, por algum motivo – que pode ser distância ou alinhamento – o Windows Hello não reconhece a íris, o teclado é habilitado para a inserção manual da senha de acesso. Mas, como citei, tenho usado pouco a inserção manual – geralmente após o aparelho ser reiniciado há a necessidade de informação do PIN manualmente – pois já me acostumei com a facilidade do Windows Hello.

lumia_950(5)
Figura 6 – O reconhecimento de íris do Microsoft Lumia 950 em ação.

O que senti falta no aparelho – em relação ao meu Lumia 925 anterior com Windows Phone 8.1 – foi o recurso de duplo toque na tela para ativar o desbloqueio. Aliado ao Windows Hello este recurso seria muito mais prático do que pressionar o botão lateral do aparelho. Também tenho estranhando a ausência de outro recurso que eu usava – e gostava – bastante: virar o aparelho para silenciar uma chamada que não desejava atender. Espero que uma atualização futura do firmware possa trazer estes recursos ao aparelho.

Falando um pouco das câmeras, as mesmas são um show à parte! A traseira, com 20 megapixels, lentes Zeiss e tecnologia PureView possui abertura f/1.9, distância focal de 26 mm e sensor retroiluminado com 1/6.1 cm de tamanho e sistema de flash natural, com três leds. O sistema de foco pode ser manual ou automático e permite focalizar um objeto com até 10 cm de distância. É simplesmente espetacular!

lumia_950(10)
Figura 7 – Aspecto traseiro do Microsoft Lumia 950 e o detalhe de sua câmera PureView com lestes Zeiss e sensor de 20 megapixels com flash triplo led natural.

A qualidade das imagens é simplesmente incrível. As fotos podem ser salvas em formato JPG e também RAW (DNG), o que adorei, pois como sou amante da fotografia, adoro fotos com a alta qualidade que só um arquivo RAW pode proporcionar. Em termos de gravação de vídeo, aí é imbatível: filma em 4K e 30 fps, com estabilização óptica e quatro microfones. Com certeza o Lumia 950 se tornará minha nova câmera para o registro fotográfico do cotidiano.

lumia_950(14)
Figura 8 – Exemplo de uma foto do tipo JPG tirada com o Microsoft Lumia 950 durante o anoitecer.

A câmera frontal também dá um show. Com resolução Full HD para gravação de vídeo, tem 5 megapixels de resolução para fotos, com lente grande-angular e abertura f/2.4. Não é qualquer câmera fotográfica de bolso que possui essa abertura de lente não!

E os sensores? Bom, o Lumia 950 possui barômetro, giroscópio, SensorCore, acelerômetro, magnetômetro, sensor de proximidade e sensor de luz ambiente. Tá bom pra você? Pra mim tá ótimo!

Quanto a usabilidade, sua bateria de 2900 mAh segura bem o dia. E olha que todos os recursos do aparelho ficam ligados o tempo todo comigo: dados da rede celular, Wi-Fi, Bluetooth, Windows Hello, brilho automático da tela e aplicativos em segundo plano, como Skype e Mensagens, Calendário, Outlook, MSN Notícias, Twitter, Disqus, MyTube e aplicativos de blogs especializados em tecnologia. A bateria é substituível.

lumia_950(11)
Figura 9 – Curtindo minhas músicas no Deezer usando o Microsoft Lumia 950 pra se conectar com a caixa de som portátil da Sony via Bluetooth.

A carga rápida da bateria esquenta o aparelho e por isso estranhei um pouco na primeira vez, mas depois que atinge cerca de 50% da carga em incríveis 30 minutos a temperatura abaixa e depois que atinge 100%, mesmo conectado, a temperatura cai para a normal de uso, ou seja, quase imperceptível. Considerando que na minha região a temperatura é bem elevada, considero aceitável, apenas estranhei a primeira vez.

Em relação a minha experiência com o Windows 10 Mobile ainda estou me acostumando com todos os seus recursos, em relação ao Windows Phone 8.1 que usava anteriormente com o Lumia 925. Muita coisa avançou e aproximou a experiência com o sistema em relação à versão para PC, notebooks e tablets, o que é muito legal, pois adoro a integração entre sistemas e a sensação de continuidade na usabilidade proporcionada.

lumia_950(13)
Figura 10 – Na sala ou no quarto, vejo minhas fotos diretamente na TV via rede Wi-Fi a partir do aplicativo Lumia Play To.

O sistema é fluido e sem travamentos, mas tenho sentido falta da integração dos eventos do Calendário marcados como “Busy” (ocupado) com o modo “Quiet Hours” da Cortana. Adorava usar este recurso no Windows Phone 8.1 para evitar o recebimento de chamadas e mensagens indesejadas em eventos específicos, como reuniões, palestras e eventos agendados marcados com o status de ocupado. Espero que nas futuras atualizações do Calendário este importante recurso retorne ao Windows 10 Mobile.

lumia_950(12)
Figura 11 – Ao ligar o veículo o sistema Sync do carro (também Microsoft) ativa o Bluetooth do Microsoft Lumia 950 automaticamente, permitindo os comandos de voz para ativar o telefone ou mesmo para ouvir músicas a partir do celular.

Ainda não tive a oportunidade de usar o Lumia 950 no modo Continuum, o que espero fazer posteriormente, quando relatarei aqui a experiência.

Minha avaliação final do produto? Espetacular! Realmente, top de linha nos recursos e também no acabamento. Que o Windows 10 Mobile atinja um novo patamar em recursos, usabilidade e integração com a versão de aniversário prevista para o início de agosto. Já estou ansioso pela atualização!

Anúncios

11 comentários sobre “Microsoft Lumia 950 com Windows 10 Mobile: primeiras impressões

  1. conrado 4 de julho de 2016 / 11:32

    Carlos podia contar como é o processo de importação pra quem tem interesse…

    • Carlos Moisés 4 de julho de 2016 / 11:58

      Olá Conrado.

      Obrigado pela leitura e comentário em meu blog.
      Enviei uma mensagem direta pra você a respeito de seu questionamento, ok?

      Abraços e volte sempre! 😉

  2. Carlos William 4 de julho de 2016 / 12:33

    Ótimo post, também gostaria de saber sobre o esquema de importação utilizado por vc e principalmente, que sistema de carro é esse que também é Microsoft, qual marca?? Desculpe se estou sendo inconveniente. Obrigado.

    • Carlos Moisés 4 de julho de 2016 / 12:46

      Olá Carlos.

      Obrigado pela leitura e comentário em meu blog.
      Sobre o sistema multimídia do meu carro, é o Ford SYNC Powered by Microsoft.
      E a respeito do processo de aquisição, enviei uma mensagem direta pra você, ok?

      Abraços e volte sempre! 😉

  3. Ruy 4 de julho de 2016 / 16:30

    Boa tarde, Carlos, tudo bem?
    Você poderia me mandar também um email detalhando o processo de importação?
    Eu passarei alguns dias na Europa em outubro, mas ficarei em cidades pequenas, tenho medo de não encontrar o 950 por lá.
    Quanto a importar dos EUA, existem muitas opiniões conflitantes na internet, pessoas dizendo que a Receita irá taxar certinho nos 60%, outras pessoas dizendo que é loteria, que você pode ser taxado em qualquer valor, inclusive valores baixos, etc. Por isso gostaria da sua ajuda.
    Sobre o recurso Play to Lumia, ele funciona com o Chromecast ou somente com o Miracast?
    Um abraço e obrigado!

    • Carlos Moisés 4 de julho de 2016 / 17:28

      Olá Ruy.

      Obrigado pela leitura e comentário em meu blog.
      Enviei uma mensagem direta pra você a respeito de seu questionamento, ok?

      Abraços e volte sempre! 😉

      • Ruy 11 de julho de 2016 / 16:10

        Boa tarde, Carlos, tudo bem?
        Qual a sua opinião sobre as lentes Carl Zeiss?

        Um abraço!

      • Carlos Moisés 14 de julho de 2016 / 19:40

        Olá Ruy.

        Logicamente não sou especialista em lentes, mas tenho usado a fotografia amadora como um de meus hobbys há anos e desde o início optei por bons equipamentos. E na fotografia bons equipamentos devem possuir boas lentes.

        Acredito bastante em empresas pioneiras e que investem em pesquisa e tecnologia para o desenvolvimento de seus produtos. A Carl Zeiss é um exemplo disso, há 170 anos.

        Já fiz várias comparações de fotos tiradas com os mais diversos aparelhos, tanto celulares e mais principalmente câmeras fotográficas e sempre os melhores resultados, em condições semelhantes, foram obtidos em equipamentos que utilizavam lentes Zeiss.

        Todos os meus smartphones anteriores (todos com Windows Phone) usavam lentes Zeiss e agora estou com o Lumia 950 e suas lentes realmente proporcionam imagens espetaculares.

        Minhas duas câmeras fotográficas também utilizam lentes Zeiss. 😉

  4. Marcos jordao 5 de julho de 2016 / 7:55

    Olá Carlos. Obrigado pelo relato da experiência com o lumia 950.

    Existem travamentos no sistema no uso de alguns aplicativos? Recebeu algum código de erro no uso cotidiano do Windows Phone 10?

    Você poderia me explicar o processo de importação? Tenho duvidas como o pessoal tb…

    Abs,

    • Carlos Moisés 5 de julho de 2016 / 20:07

      Olá Marcos.

      Obrigado pela leitura e comentário em meu blog.
      Tanto o Windows 10 Mobile como os aplicativos instalados no meu Lumia 950 até agora estão se comportando muito bem, sem qualquer travamento ou erro que possam ser atribuídos ao sistema operacional.
      Reparei, no entanto, que a última versão do aplicativo Deezer, disponibilizada há alguns dias, possui um bug na opção de adicionar uma música em execução a uma de nossas playlists, mas é uma falha interna do aplicativo, que inclusive já relatei ao Deezer.
      Do Windows 10 Mobile como sistema, em relação a lentidão, travamentos ou erros, não percebi nenhum, embora algumas funcionalidades presentes no Windows Phone 8.1 estejam me fazendo falta, em especial a que integrava os compromissos agendados no Outlook Calendar com o status “Busy” ao modo “Quiet Hours” da Cortana, que fazia com que o telefone deixasse de receber notificações sonoras e chamadas durante o período do evento agendado. Isso está me fazendo falta e espero que em breve possa ser implementado no Windows 10 Mobile. Também já relatei essa inconveniência à Microsoft pelo aplicativo de feedback.
      Um aspecto a considerar é a temperatura do aparelho em condições de uso mais intenso e em locais externos e com temperatura elevada, como é o caso de minha região que faz intenso calor durante o meio-dia. Nestas condições tenho percebido uma elevação da temperatura do aparelho (nada que comprometa o uso), que logo se normaliza ao minimizar o uso de tais aplicativos ou quando estou em local melhor ventilado ou refrigerado.

      Abraços e volte sempre ao meu blog! 😉

      • RUY F M BARBOSA 16 de julho de 2016 / 18:10

        Carlos, muito obrigado pelas respostas!
        Você é muito educado e atencioso.
        Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s